Guarda Corpos

O guarda corpo de vidro pode contribuir para que o projeto da sua casa seja mais seguro e bonito já que construções e reformas são verdadeiras missões! Arquitetos e clientes precisam equilibrar uma série de fatores para chegar a um bom resultado: viabilidade, segurança, funcionalidade, conforto, beleza…

Quer saber como o guarda corpo de vidro contribui na segurança e na beleza da sua casa? No post de hoje, respondemos às principais dúvidas sobre o guarda corpo de vidro. Acompanhe:

1 - O que é um guarda corpo?

Basicamente, o guarda copo é uma estrutura que serve para proteger você e sua família de quedas em construções que contam com ambientes em níveis diferentes – como uma casa de dois andares, por exemplo.

Concebido como um item de segurança, ele acabou caindo no gosto dos arquitetos e virando um elemento decorativo, e, atualmente, é bastante empregado em escadas, varandas e mezaninos.

O guarda corpo precisa seguir algum padrão?

Para oferecer a segurança necessária, todo guarda corpo deve seguir às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O documento que rege esse equipamento é o NBR 14.718.

Na hora de contratar uma empresa que fabrique e instale guarda corpos, vale a pena questionar se ela segue as determinações da ABNT. Profissionais de confiança sabem dar informações precisas a respeito dessas estruturas.

Em que ambientes pode ser instalado?

Como vimos, o guarda corpo deixou de ser um simples equipamento de segurança e se tornou um elemento decorativo que dá liberdade à imaginação. Por isso, ele costuma ser instalado em:

- Espaços de passagem

O guarda corpo é uma alternativa para lugares que não podem ser fechados com paredes, e, por isso, tende a aparecer nas áreas de transição de uma casa, como escadas e corredores, além de poder dividir um cômodo em dois.

- Varandas

Na varanda, a estrutura dá sensação de amplitude. Vale considerar modelos completamente fechados para transformar esse espaço em um cômodo e garantir a segurança de crianças.

- Áreas externas

Normalmente, a área externa das casas segue uma linha rústica, com plantas, materiais naturais e cores terrosas. Um guarda corpo de vidro pode ser uma opção interessante para fugir do óbvio e dar um ar contemporâneo ao espaço.